segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Homes in Heaven !!



Resultado final , banqueta pronta ! A divisão eleita para esta segunda banqueta é o quarto !

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Novos Amores !





Neste cadeirão o que me apaixonou foi a sua cabeceira em capitonê agora muito em voga , são muitos os designers a reinventar este estilo . O mesmo confere à sala com linhas predominantemente contemporâneas ( linhas direitas ) um apontamento de " contraste e simultaneamente glamour e luxo " pela sua cor e forma .

Não resisti à ex - mesa supra exposta , a ser transformada numa banqueta de estilo romântica , muito ao estilo da casa Homes in Heaven ( cor branca como apontamento !).

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ambiente de leitura !







Nesse ambiente ainda falta a execução de uma ideia que tive para decorar a parede !
Como já é habito , vou mencionar o custo da reforma do cadeirão ( bem , tecido , taxas ... 100 Euros , sendo que optei por um tecido que não foi muito barato , poder - se - ia escolher uma matéria prima ainda mais barata ... até poderiam ser retalhos , é ao gosto do freguês ).

O cadeirão e a banqueta / mesa perfazem um valor aproximado de 150 Euros !Sendo que este cadeirão foi mais trabalhoso que o anterior ... só taxas aplicadas ,embora não pareça foram mais de 1000 !

Para este espaço estar completo falta de facto um candeeiro ... é um espaço de leitura ... peça chave ! Foi - me enviado há pouco este Lembrete ! Com toda a razão !

terça-feira, 6 de julho de 2010

Hall Provisório !



Trata se portanto do Hall " Provisório " , isto é , faltam aí umas flores ( a serem providenciadas e um outro espelho que também estou a restaurar ...para colocar em cima da comoda ) , a banqueta passará para a sala , espaço especifíco de leitura ... mudar - se - à quando o seu " companheiro " estiver pronto . O espelho de pé será alocado nesse espaço ou num outro ... vamos ver ! O cadeirão de padrão floral será nessa altura colocado no hall ... Alegria ( cor ) logo para quem entra ... Pretendo contraste através da cor e estilo .

Banqueta Pronta !







Optei por não utilizar no revestimento da banqueta ( antes mesa )o tecido de padrão floral , nessa sequência , adquiri um novo cadeirão , a ser restaurado ! Quando pronto , será publicado o novo ambiente criado .
O antes da banqueta está na anterior publicação ! Pelo seu estado fisíco , tive de a submeter a um processo de transformação ! a escolha novamente da cor preta deve - se à pretensão de ligar os dois espaços , hall e sala ... para além de que será mais evidente o contraste face à cor de uma das paredes da última ...

Saliento novamente o " pormenor " de que , entre a aquisição da peça e os materiais usados ( ainda tinha todas as materias primas , lixa , tintas ... à excepção do tecido e das taxas , a serem também utilizados no cadeirão ) gastei mais ou menos 45 Euros ! Mesmo que aplicasse sobre este valor o da mão de obra ... considero que se trata de uma peça que numa loja ...!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Próximos Desafios !





Adorei as mesinhas de cabeceira muito "Vintage" , o material de que são feitas é de ferro ! Mais uma vez vou procurar dar - lhes um aspecto de " actualidade " , não vão ser pintadas , vão sim ser todas " forradas por espelho " ... vai ser o apontamento de modernidade . Também sou apreciadora do estilo retrô , conjugado com o moderno ( com bom senso ! ) resulta muito bem .

Também adorei a mesa de estilo ( acho eu ! ) neo - clássico , trata - se de uma peça muito romântica , vou transformá - la numa banqueta ( o mármore anteriormente parte integrante da mesa vai ser substituído por tecido ) , aliás vai ser uma peça com uma dupla funcinalidade ( banqueta e também "mesinha" ) , irá fazer pandam com o cadeirão anteriormente " estofado " , com o padrão floral também publicado no blogue , vou procurar criar um espaço especifíco de leitura !

É aguardar estas transformações ...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Menos é Mais ...




Espero que gostem do resultado tanto quanto eu .Adquiri esta cómoda numa loja de antiguidades ou de artigos de 2ª mão , como queiram ! Quando olhei para esta cómoda desde logo me prepus a um desafio : dar a esta peça uma " cara nova , moderna com um ar refinado , requintado " em suma : uma peça com um aspecto clássico e "caro" .

As suas linhas arredondadas , os pés abolados ( tipo linhas neo - clássicas ) reteram a minha atenção e foram o mote de escolha das cores ( preto e prata ) .

A comoda ( bem em si e matérias primas )............................... perfaz uma totalidade de 60 euros ! MENOS É SEMPRE MAIS !

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Foi a minha primeira experiência a estofar ( estofadora amadora ! ) , e dentro dos parâmetros ditos admissíveis acho que correu bem , considero que ficou muito bonito ! O padrão floral é agora uma tendência , a escolha da côr foi influenciada por uma das paredes da sala ( laranja ) , sendo assim o hall inicia um dos apontamentos de decoração que liga os dois espaços , ficará igualmente enquadrado quando colocado na mesma ( criando um espaço especifíco de leitura ) .






segunda-feira, 31 de maio de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010







É com muito prazer que partilho com vocês o meu hobbie, actividade que me dá imenso prazer , encaro - o como um acto de criação ( recriação ) que me faz esquecer do mundo . À semelhança de qualquer outra arte , também o restauro de móveis pode ter para além da vertente reconstrutiva um forte sentido estético . Dar uma nova roupagem aos móveis , pode - los enquadrar , alinhar de acordo com as novas tendências ( cores , texturas ... ) é também um desafio .

No meu caso concreto , mais do que o acima mencionado , é o sentimento , alma e história que os mesmos têm para mim e para a minha familía ( para esta última depois de estarem arranjados ! ), isto porque todos os móveis restaurados até agora são de pais ou avós .

Este móvel foi o móvel de iniciação , é um aparador de sala , primeira mobilía a ser adquirida pelos meus pais . O móvel fotografado ( que ainda se encontra na garagem até lhe encontrar um novo destino ! ) é o móvel que fazia pandam com o aparador restaurado , é para terem uma noção da côr , estado ... Tinha como objectivo , para além de remover toda e qualquer imperfeição , dar - lhe uma tonalidade / côr o mais claro possível , para neste caso espedifíco não contrastar com a nova mobilía ( o contraste seria descontxtualizado e sem sentido ) .

Já agora , ainda bem que os meus pais não deitaram esses moóveis fora !

Quarto Romântico









Todas as peças deste quarto ou foram restauradas ou " retocadas " , a cómoda pertencia aos meus avós maternos , infelizmente já não se encontram nós ( mais de 50 anos ) , a mala agora vermelha era a mala de enxoval da minha mãe ( mais de 40 anos ) , o espelho de pé era uma porta de um ex - guarda fatos , a cama também foi lixada e pintada de branco , os puxadores das mesinhas de cabeceira também foram mudados face à necessidade de colocar novos puxadores na cómoda ( pois já não tinha alguns ), o apontamento na cómoda está na aquisição de puxadores modernos para contrastar com a peça antiga . A cadeira à semelhança do outro quarto também foi restaurada .
Infelizmente não tenhoo antes de todas as peças , pois como escrevi anteriormente não estava a pensar em criar nenhum blogue ( já faço restauro à alguns anos ) .








Neste quarto tudo foi restaurado , começo pela cómoda e as mesas de cabeceira , mobilía adquirida aquando do casamento dos meus pais ( 37 anos ), infelizmente não tenho fotos do antes , pois nessa altura não pensava em criar nenhum blogue! , o que posso dizer é que se encontrava danificada( manchada ... o passar do tempo trás dessas coisas!além de que se encontrava na garagem ) a qual implicou muitas , muitas horas, alguma madrugadas de trabalho arduo face aos "trabalhados" da mesma . A cama também foi pintada ( era um bege deslavado ), optei por uma cor mais moderna , arrojada e ao mesmo tempo intemporal .

Foi colocado , como podem verificar uma máquina de costura , com uma idade cronológica de mais de 60 anos , quando foi adquirida pelos meus avós já se tratava de um equipamento usado , sendo que acabou por ser oferecida à minha mãe quando esta resolveu aprender costura , na minha familía está há 50 anos . O que tentei foi transformar a máquina numa espécie de "consola" , numa mesinha onde as mulheres Pinto ( é de referir que são quatro !) se possam " arranjar" tranquilamente , é que sendo quatro mulheres ,todos os espaços próprios quando nos reunimos são bem vindos !A cadeira também foi restaurada ,a cadeira pentence à primeira mobilía de sala de jantar , a mesa de apoio pertencia aos meus avós paternos .
Para além dos móveis também me preocupo com os acessórios de decoração , mas aí também com uma atitude de sustentabilidade ! , ando sempre à procura como costumam dizer os meus pais de "tarecos" colocados de parte por várias razões ...para os restaurar e dar - lhes uma nova funcionalidade . O porta retrato preto era um quadro decorativo de quando eramos crianças , o que fiz foi simples , lixei - o e pintei - o de preto e com fita cola própria foram colocadas única e exclisivamente fotografias a preto e branco ( antigo e moderno ), também para contrastar com as fotografias de cor que se encontram no porta retratos vermelho , também ele restaurado pois tratava - se de um objecto desinteressante pela sua côr ou ausência da mesma , há também uma outra elação a ser retirada , no primeiro temos a geração mais antiga , avós , tios ... no segundo a geração recente , os últimos nascimentos .

Em cima da máquina encontram - se uns anjos (50 cêntimos ) transformados em porta retratos , as fotografias foram colocadas através de fita cola própria , imperceptível ,resumindo - me à minha humilde insignificância , considero - a uma das minhas pequenas ideias originais . Os espelhos e porta retratos colocados em cima da máquina de costuna são objectos de uma tipíca decoração clássica , o que não foi impedimento pois a beleza da decoração a meu ver está na mistura de estilos , está na capacidade de mostrar quem nós somos ,de personalizar os espaços , daí achar tão importante o restauro pois estamos a recriar peças únicas . Poderá haver outras máquinas de costura , mas dificilmente fará pandam com a mesma cadeira , terá a mesma côr ...,decorar é mais do que adquirir e dispôr / alinhar móveis .

terça-feira, 25 de maio de 2010