quarta-feira, 26 de maio de 2010









Neste quarto tudo foi restaurado , começo pela cómoda e as mesas de cabeceira , mobilía adquirida aquando do casamento dos meus pais ( 37 anos ), infelizmente não tenho fotos do antes , pois nessa altura não pensava em criar nenhum blogue! , o que posso dizer é que se encontrava danificada( manchada ... o passar do tempo trás dessas coisas!além de que se encontrava na garagem ) a qual implicou muitas , muitas horas, alguma madrugadas de trabalho arduo face aos "trabalhados" da mesma . A cama também foi pintada ( era um bege deslavado ), optei por uma cor mais moderna , arrojada e ao mesmo tempo intemporal .

Foi colocado , como podem verificar uma máquina de costura , com uma idade cronológica de mais de 60 anos , quando foi adquirida pelos meus avós já se tratava de um equipamento usado , sendo que acabou por ser oferecida à minha mãe quando esta resolveu aprender costura , na minha familía está há 50 anos . O que tentei foi transformar a máquina numa espécie de "consola" , numa mesinha onde as mulheres Pinto ( é de referir que são quatro !) se possam " arranjar" tranquilamente , é que sendo quatro mulheres ,todos os espaços próprios quando nos reunimos são bem vindos !A cadeira também foi restaurada ,a cadeira pentence à primeira mobilía de sala de jantar , a mesa de apoio pertencia aos meus avós paternos .
Para além dos móveis também me preocupo com os acessórios de decoração , mas aí também com uma atitude de sustentabilidade ! , ando sempre à procura como costumam dizer os meus pais de "tarecos" colocados de parte por várias razões ...para os restaurar e dar - lhes uma nova funcionalidade . O porta retrato preto era um quadro decorativo de quando eramos crianças , o que fiz foi simples , lixei - o e pintei - o de preto e com fita cola própria foram colocadas única e exclisivamente fotografias a preto e branco ( antigo e moderno ), também para contrastar com as fotografias de cor que se encontram no porta retratos vermelho , também ele restaurado pois tratava - se de um objecto desinteressante pela sua côr ou ausência da mesma , há também uma outra elação a ser retirada , no primeiro temos a geração mais antiga , avós , tios ... no segundo a geração recente , os últimos nascimentos .

Em cima da máquina encontram - se uns anjos (50 cêntimos ) transformados em porta retratos , as fotografias foram colocadas através de fita cola própria , imperceptível ,resumindo - me à minha humilde insignificância , considero - a uma das minhas pequenas ideias originais . Os espelhos e porta retratos colocados em cima da máquina de costuna são objectos de uma tipíca decoração clássica , o que não foi impedimento pois a beleza da decoração a meu ver está na mistura de estilos , está na capacidade de mostrar quem nós somos ,de personalizar os espaços , daí achar tão importante o restauro pois estamos a recriar peças únicas . Poderá haver outras máquinas de costura , mas dificilmente fará pandam com a mesma cadeira , terá a mesma côr ...,decorar é mais do que adquirir e dispôr / alinhar móveis .

Sem comentários:

Enviar um comentário