segunda-feira, 31 de maio de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010







É com muito prazer que partilho com vocês o meu hobbie, actividade que me dá imenso prazer , encaro - o como um acto de criação ( recriação ) que me faz esquecer do mundo . À semelhança de qualquer outra arte , também o restauro de móveis pode ter para além da vertente reconstrutiva um forte sentido estético . Dar uma nova roupagem aos móveis , pode - los enquadrar , alinhar de acordo com as novas tendências ( cores , texturas ... ) é também um desafio .

No meu caso concreto , mais do que o acima mencionado , é o sentimento , alma e história que os mesmos têm para mim e para a minha familía ( para esta última depois de estarem arranjados ! ), isto porque todos os móveis restaurados até agora são de pais ou avós .

Este móvel foi o móvel de iniciação , é um aparador de sala , primeira mobilía a ser adquirida pelos meus pais . O móvel fotografado ( que ainda se encontra na garagem até lhe encontrar um novo destino ! ) é o móvel que fazia pandam com o aparador restaurado , é para terem uma noção da côr , estado ... Tinha como objectivo , para além de remover toda e qualquer imperfeição , dar - lhe uma tonalidade / côr o mais claro possível , para neste caso espedifíco não contrastar com a nova mobilía ( o contraste seria descontxtualizado e sem sentido ) .

Já agora , ainda bem que os meus pais não deitaram esses moóveis fora !

Quarto Romântico









Todas as peças deste quarto ou foram restauradas ou " retocadas " , a cómoda pertencia aos meus avós maternos , infelizmente já não se encontram nós ( mais de 50 anos ) , a mala agora vermelha era a mala de enxoval da minha mãe ( mais de 40 anos ) , o espelho de pé era uma porta de um ex - guarda fatos , a cama também foi lixada e pintada de branco , os puxadores das mesinhas de cabeceira também foram mudados face à necessidade de colocar novos puxadores na cómoda ( pois já não tinha alguns ), o apontamento na cómoda está na aquisição de puxadores modernos para contrastar com a peça antiga . A cadeira à semelhança do outro quarto também foi restaurada .
Infelizmente não tenhoo antes de todas as peças , pois como escrevi anteriormente não estava a pensar em criar nenhum blogue ( já faço restauro à alguns anos ) .








Neste quarto tudo foi restaurado , começo pela cómoda e as mesas de cabeceira , mobilía adquirida aquando do casamento dos meus pais ( 37 anos ), infelizmente não tenho fotos do antes , pois nessa altura não pensava em criar nenhum blogue! , o que posso dizer é que se encontrava danificada( manchada ... o passar do tempo trás dessas coisas!além de que se encontrava na garagem ) a qual implicou muitas , muitas horas, alguma madrugadas de trabalho arduo face aos "trabalhados" da mesma . A cama também foi pintada ( era um bege deslavado ), optei por uma cor mais moderna , arrojada e ao mesmo tempo intemporal .

Foi colocado , como podem verificar uma máquina de costura , com uma idade cronológica de mais de 60 anos , quando foi adquirida pelos meus avós já se tratava de um equipamento usado , sendo que acabou por ser oferecida à minha mãe quando esta resolveu aprender costura , na minha familía está há 50 anos . O que tentei foi transformar a máquina numa espécie de "consola" , numa mesinha onde as mulheres Pinto ( é de referir que são quatro !) se possam " arranjar" tranquilamente , é que sendo quatro mulheres ,todos os espaços próprios quando nos reunimos são bem vindos !A cadeira também foi restaurada ,a cadeira pentence à primeira mobilía de sala de jantar , a mesa de apoio pertencia aos meus avós paternos .
Para além dos móveis também me preocupo com os acessórios de decoração , mas aí também com uma atitude de sustentabilidade ! , ando sempre à procura como costumam dizer os meus pais de "tarecos" colocados de parte por várias razões ...para os restaurar e dar - lhes uma nova funcionalidade . O porta retrato preto era um quadro decorativo de quando eramos crianças , o que fiz foi simples , lixei - o e pintei - o de preto e com fita cola própria foram colocadas única e exclisivamente fotografias a preto e branco ( antigo e moderno ), também para contrastar com as fotografias de cor que se encontram no porta retratos vermelho , também ele restaurado pois tratava - se de um objecto desinteressante pela sua côr ou ausência da mesma , há também uma outra elação a ser retirada , no primeiro temos a geração mais antiga , avós , tios ... no segundo a geração recente , os últimos nascimentos .

Em cima da máquina encontram - se uns anjos (50 cêntimos ) transformados em porta retratos , as fotografias foram colocadas através de fita cola própria , imperceptível ,resumindo - me à minha humilde insignificância , considero - a uma das minhas pequenas ideias originais . Os espelhos e porta retratos colocados em cima da máquina de costuna são objectos de uma tipíca decoração clássica , o que não foi impedimento pois a beleza da decoração a meu ver está na mistura de estilos , está na capacidade de mostrar quem nós somos ,de personalizar os espaços , daí achar tão importante o restauro pois estamos a recriar peças únicas . Poderá haver outras máquinas de costura , mas dificilmente fará pandam com a mesma cadeira , terá a mesma côr ...,decorar é mais do que adquirir e dispôr / alinhar móveis .

terça-feira, 25 de maio de 2010